terça-feira, 30 de setembro de 2014

 Os homossexuais estão sujeitos à incompreensão e ao preconceito por parte da sociedade. Sofrem, na maioria dos casos de perseguições, hostilidade, violência física e verbal, ocorrendo também discriminação a nível profissional e familiar. Este conjunto de atitudes negativas, por parte de alguns núcleos de pessoas, dirigidos a homossexuais e transsexuais, são apelidados de homofóbicos.







homofobia é um racismoe anti-semitismo com uma grande falta de tolerância que procura desumanizar os homossexuais, contestando a sua humanidade, personalidade e dignidade.
Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar discriminação qualquer acto racista contra os homossexuais, argumento ser uma violação dos Direitos Humanos. Em Maio de 2011, em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos,Navi Pillay, declarou:
"[...] Em última análise, a homofobia e a transfobia não são diferentes do sexismo, da misoginia, do racismo ou da xenofobia. Mas enquanto essas últimas formas de preconceito são universalmente condenadas pelos governos, a homofobia e a transfobia são muitas vezes negligenciadas. A história nos mostra o terrível preço humano da discriminação e do preconceito. Ninguém tem o direito de tratar um grupo de pessoas como sendo de menor valor, menos merecedores ou menos dignos de respeito. [...]"

relação entre a religião e a homossexualidade diversifica consoante os tempos e os locais.
A religião Judaico-Cristã e estudiosos da Bíblia, têm sido empregadas para a condenação de comportamentos homossexuais. São religiões que rejeitam a homossexualidade ou qualquer tipo de acto homossexual. Porém, nem todas as religiões condenam a homossexualidade.
Ao longo da jornada da vida, o amor e os actos sexuais entre individúos com o mesmo sexo eram consentidos e estabelecidos em ritos de ordem religiosa.
Contudo, existem provas que no passado, na Antiga Grécia, subsistiam indivíduos cuja sua orientação sexual era homossexual e era visto como uma orientação sexual comum, ocorrendo por vezes orgias - relações sexuais com mais de dois parceiros envolventes - entre homossexuais e heterossexuais.
Presentemente, alguns grupos ou doutrinas vêm a homossexualidade de forma proibitiva. Algumas religiões desalentam a prática da homossexualidade, outras proíbem severamente tal feito. Nessas religiões abulidoras, é, designado desde cedo, que a homossexualidade é pecaminosa e perversa, enquanto outras dizem que qualquer acto homossexual por si só é imoral.
Apesar de todas as adversidades, existem algumas pessoas dentro desses núcleos que encaram a homossexualidade de uma forma mais positiva- acontece que algumas pessoas dessas religiões, nomeadamente cristã, praticam cerimónias religiosas de casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Outros núcleos de pessoas afirmam que a homossexualidade pode ser “domada” através da fé. Existem até vários centros de cura de homossexualidade espalhados por todo o mundo e ela é desencorajada pela maioria dos médicos.






Sem comentários:

Enviar um comentário